O Criadouro Universo do Curió nasceu do sonho de um passarinheiro chamado Alberto Gerduli de Campos, desde criança sempre desejou passar a vida cuidando dos pásssaros, teve inicio no ano de 1994 onde foi adquirido fêmeas e galadores das melhores genéticas do País no quesito repetição, voz, andamento, fibra e aprendizado. A base do criadouro hoje esta nas raças Gaiola Preta , Matuto , Miracatu , Chamego , Xodó Velho , Continetal Velho , Explendor Velho , Dragão e Guardião ,mas temos matrizes de outras grandes raças como Sentinela, Campeão do Vale e algumas outras  raças que estão se destacando nos torneios do Sul do País, entre outras...

Pretendemos iniciar um trabalho paralelo com mutações de Curiós , focando não só a cor como também as qualidades no Canto .

Criamos e desenvolvemos pássaros com alto indice de aprendizado, andamento, batida, melodia no canto e a repetição.

Acreditamos no conceito que curió é: 30% Genética, 60% Manejo e os 10% Sorte.

Temos como visão de trabalho o que chamamos de ACHE:

Atitude: De correr atrás de novos conceitos, novas técnicas de manejo, ir sempre atrás das melhores genéticas com comprovação de resultados para o nosso criadouro e lutar para estar sempre próximo do que consideramos a perfeição.

Conhecimento: Saber as caracteristicas de cada matriz em todas as fases do ano (muda, troca de bico, criação, manejo, alimentação, doenças, etc...). Estar sempre estudando as raças que transmitem os genes desejaveis a seus filhotes (Voz, andamento, repetição e facilidade na aprendizagem), além de estar acompanhando as literaturas e trocando informações com mais conceituados criadores do País.

Habilidade: Ter paciência de respeitar as caracteristicas individuais de cada pássaro, ou seja, enfrentar obstáculos: é a fêmea de curió que é muito brava, é o macho que não enche o ovo, e a fêmea que mata o filhote, ou seja, saber qual é a melhor alimentação, vitaminas e medicação para as matrizes e inúmeras situações que ocorrem no dia a dia que administramos com habilidade e força de vontade.

Entusiasmo: Como fazemos o que mais gostamos, procuramos trabalhar animados e ficamos muito felizes ao ver o nascimento de mais um filhote e com as amizades que fazemos no meio.

Agradecimentos:

Agradeço a Deus em primeiro lugar por ter feito este sonho se tornar realidade. Em segundo lugar agradeço a toda minha família por terem me ajudado nos momentos mais dificeis (agradeço minha esposa e companheira Fabiana, meus quatro filhos gêmeos Thiago, Beatriz, Renata e Gabriel, meus pais Antonio e Olga, além de meus sogros Nelson e Noêmia). Mando um abraço a todos os amigos e criadores que me ajudaram na formação e manejo de meu plantel .

No Mundo do curió mando um agradecimento especial aos amigos que me ajudaram com a montagem genética de meu plantel com matrizes do mais alto nível : juiz de canto Idalécio , Toninho da Lapa , Olmes ,juiz e diretor da Serca  Marquinhos ,Thiago , luiz Nog , Jaime e meu grande amigo Leonardo da Bahia  . Nós do Criadouro Universo do Curió mandamos um agradecimento, abraço e sucesso a todos os nossos amigos que possuem um pássaro de nosso Criadouro.

www.criadourouniversodocurio.com.br - 2021 - Desenvolvimento: Fênix Sites